Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de Mestre em Som e Imagem - Especialização em Cinema e Audiovisual

(PT) Resumo
A principal questão desta dissertação foi promover uma análise entre ética e estética a partir do devir marginal de subjetividades desviantes como forma de enfrentamento ao neoliberalismo heteronormativo e patriarcal através da produção audiovisual independente LGBTQ+. Para tal, utilizei uma fundamentação crítica a partir de autores basilares para o entendimento de subjetividades desviantes, como Simone de Beauvoir e Foucault. Então, estabeleci uma introdução à psicanálise com Freud e Lacan para, então, me aprofundar na esquizoanálise de Deleuze e Guattari como método de desterritorialização para que seja alcançada uma produção audiovisual independente e marginal. O principal objetivo destas obras em imagem em movimento é a busca da documentação da narrativa e experiência de subjetividades desviantes e livres. Utilizei também minha própria vivência enquanto artista queer e multidisciplinar em projetos de arte contemporânea voltados aos temas de sexualidade e gênero.
Como superar momentos de incompletudes entre narrativa, experiência e estética? Como realizar críticas sócio-políticas, éticas e filosóficas que incidam positivamente sobre a representação estética do outro? Se gênero e sexualidade são manifestações performativas em constante devir, não deveria também sua estética representacional buscar por estratégias de resistência alheias às apropriações neoliberais, às restrições heteronormativas e à normatização dos corpos?
Com base na relação entre esquizoanálise e produções audiovisuais LGBTQ+ fui capaz de delinear algumas falhas minhas por ser uma artista inserida num modelo de produção neoliberal e, portanto, com restrições neuróticas, mas também alcancei resultados para trabalhos futuros que fujam de tais limitações. Ademais, indiquei alguns exemplos de filmes, videoartes e videoinstalações que representam linhas de fuga diversas e potentes, que atravessam tabus sociais ou questionamentos éticos.
Palavras Chave: ética, estética, esquizoanálise, audiovisual, cinema, experiência, narrativa, queer, LGBTQ+.

(EN) Abstract
The main issue of this dissertation was to promote an analysis between ethics and aesthetics regarding the marginal Becoming of alien subjectivities as a confrontation with heteronormative and patriarchal neoliberalism through independent LGBTQ+ audiovisual production. To this end, I will use a critical basis from fundamental authors to understand deviant subjectivities, such as Simone de Beauvoir and Foucault. Then, I formulated an introduction to psychoanalysis based on Freud and Lacan to analyze the schizoanalysis of Deleuze and Guattari as deterritorialization, in order to achieve marginal independent audiovisual production that seek documental narratives and experiences of free subjectivities. I also used my own background as a queer multidisciplinary artist producing contemporary art projects focused on sexuality and gender.
How to overcome moments of incompleteness between narrative, experience and aesthetics? If gender and sexuality are performative manifestations in constant Becoming, shouldn't their representational aesthetics also seek resistance strategies that are alien to neoliberal appropriations, heteronormative restrictions and the normalization of bodies?
Based on the relationship between schizoanalysis and LGBTQ+ audiovisual productions, I was able to delineate some of my faults as an artist inserted in a neoliberal production model and, therefore, with neurotic restrictions. Nevertheless, I was able achieved results for future works that escape these limitations. In addition, I have indicated some examples of films, video art and video installations that represent diverse and powerful lines of escape, which cross social taboos or ethical questions.
Keywords: ethics, aesthetics, schizoanalysis, audiovisual, cinema, experience, narrative, queer, LGBTQ+.

Back to Top